
Bruno Soares (eikon klastein)
Produtor de conteúdo, artista multimídia e psicanalista
Meu nome é Bruno Soares Alves, tenho 39 anos, sou formado em Comunicação Social com habilidade em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, MBA em Comunicação e Marketing, pós-graduação em Psicanálise e Psicologia, psicanálise Clínica e, atualmente, cursando uma pós-graduação em Design Gráfico.
Desde criança sempre fui apaixonado por Cinema. O primeiro filme que assisti foi "A Pequena Sereia" , em 1989. Tinha 3 anos na época e acho que é a memória mais antiga que tenho da minha existência. Aos 6 anos, já era um frequentador assíduo das extintas videolocadoras. Aos 8, assisti ao alemão "Mephisto" - filme que conta a história do ator apolítico Hendrik Höfgen, que aos poucos, incorpora o nazismo na sua vida. É claro que na época a história não fez nenhum sentido para mim, mas as imagens dos cenários monumentais e o ator Klaus Maria Brandauer maquiado de branco, interpretando Mefistófeles na ópera Fausto, me marcariam para sempre. Daquele dia em diante, as minhas prateleiras preferidas da videolocadora eram aquelas da salinha escura, empoeirada e muitas vezes, trancada à chave.
Sempre fui muito inquieto, principalmente em relação à Artes e Cultura Pop. Naquela época, não existia a quantidade de informações disponíveis, a internet ainda era um feto. Conseguir informações e conhecimento era uma tarefa árdua, principalmente nascido em uma cidade pequena (Santa Bárbara d'Oeste, ou SBO para os íntimos). Aparado pelas revistas Zero!, Bizz e Bravo, pelo saudoso programa "Alto Falante", da Tv Cultura, fui moldando minha personalidade, meus gostos e meu futuro. Sempre trabalhei desde cedo (aos 12 anos) e o dinheiro que conseguia era para comprar minhas revistas, meus CDs e Dvds. Aos 15, alguns amigos compraram um locadora de CDs, a Laser Express, (MP3 estava começando a aparecer) e ali tive a oportunidade de conhecer outros ritmos, artistas e sonoridades: de Ella Fitzgerald à Destiny Child, de Beck à Bach. Foi ali que conheci David Bowie. Nos anos seguintes, trabalhei em quase todas as videolocadoras da minha cidade.
Em 2009, ganhei uma bolsa de estudos e me mudei para São Paulo para cursar a tão sonhada faculdade de RTV. À partir daí, tudo mudou: trabalhei em mais duas videolocadoras. Brincadeiras à parte, depois de 2 meses trabalhando como atendente, fui promovido a "Indicador de Filmes", cargo almejado por todos os atendentes da extinta "2001 Vídeo". Em 2010, indicando alguns filmes para um cliente (dono de uma produtora de vídeos), ele me orientou a tentar uma vaga de estágio no SESI, estagiário em "Cinema, Teatro e Música". Consegui a vaga, estagiei por 11 meses, até que um amigo da minha irmã, sabendo da minha paixão por vídeos e da minha recente chegada em São Paulo, me ofereceu a oportunidade de editar meu primeiro vídeo para a sua empresa, a "Panorama Criativo". Em pouco tempo já sabia operar os equipamentos de vídeo, iluminação e áudio, e em alguns meses, já estava editando quase todos os vídeos que a 'Panorama' produzia, além de ter conhecido muitos lugares do Brasil que nunca havia pensado em conhecer.
Desde lá, trabalhei em produtoras - Alquimia Filmes, com o fantástico e generoso Daniel Rayol (onde tive os primeiros contatos com grandes produções e com minha grande paixão, videoclipes), passei pela 3FG, do incrível documentarista Raphael Ericksen, a Trio, onde tive contato com a rotina das agências de publicidade África e DM9.
Em 2014, dentre dezenas de candidatos, consegui fazer parte do time de Comunicação Interna da filial brasileira da EDP (Energias de Portugal). Um dos grandes desafios foi formatar para o público brasileiro o canal interno EDPOn TV, que tinha uma linguagem já toda estruturada. Resultado: foram dois prêmios nacionais (Prêmio Aberje) e mais uma indicação ao Prêmio de Jornalismo Allianz Seguros.
Em 2015, tive o prazer de integrar a recém-formada equipe de Marketing do Grupo Seta. Dando continuidade ao que tinha começado na EDP, o canal SETA TV introduziu na empresa a cultura do vídeo. O canal tinha grade horária, programas direcionados à diferentes stakeholders e mantinha uma produção recorrente. Foi no Seta que também tive a oportunidade de trabalhar com atividades estritamente administrativas e com a equipe mais unida e engajada que já vi.
Em 2017, realizei um dos meus maiores sonhos e desejos que era ser DJ. Depois de estudar e me dedicar, ralar muito e ouvir muitos "nãos", tocar em muitas festas privadas, em Maio do mesmo ano tornei DJ Residente no histórico e extinto clube Nation Disco Club, na Rua Augusta, tocando techno, uma das minhas maiores paixões.
Foi também nesse mesmo ano que fui convidado pelo Grupo Bio Ritmo / Smart Fit para firmar o nome da marca como "a maior rede de academias da América Latina" e reformular toda a identidade das duas empresas. Depois de 2 anos a frente da coordenação de pós-produção de quase todo material audiovisual, sai no final de 2019 para trabalhar com Youtubers e criar meus próprios trabalhos autorais. além de reciclar antigos e aprender novos saberes. Nesse meio tempo, realizei trabalhos para empresas como IBM, Populos e Copy Experts.
No final de 2020, recebi a oportunidade de poder integrar a equipe de engenharia e TV do portal Terra, um dos braços da empresa Vivo e terceiro maior portal de notícias do Brasil, com mais de 200 milhões de acessos mensais, sendo responsável pela criação de conteúdo (pós-producão, produção e pós-produção) e também auxiliando em transmissões de lives para parceiros como IstoÉ, Estadão e também para o Governo do Estado de São Paulo.
O ano de 2022 começou com muitas mudanças. Depois da jornada incrível que tive na Vivo, me dediquei as artes plásticas e dei vazão a mais uma faceta, coloquei meu alter ego eikon klastein e dei início ao meu próprio e-commerce, onde realizo esculturas inspiradas em pop art e arte contemporânea. No final do mesmo ano, fui convidado pela 2W Energia a tocar o estúdio audiovisual que eles tem. Foi uma jornada curta, mas cheia de desafios e de descobertas sobre quem eu sou e sobre o que eu quero da minha vida.
Em 2023 me juntei ao time da agência de publicidade Canta, onde exerço a função de editor de vídeo sênior, local que estou até hoje.
Em 2024 fui convidado pelo Senac Guarulhos a ministrar aulas no Curso Técnico de Publicidade e Propaganda, aonde ministrei as aulas de Conceitos Criativos, Produção Gráfica e Produção Audiovisual.
No final do mesmo ano me mudei para o Rio de Janeiro, estou tranformando a eikon klastein em uma empresa ligada à cultura pop.
Atualmente, em 2025, atuo como analista audiovisual na PUC-Rio, integrando a equipe de produção acadêmica e institucional da universidade.
Nos últimos anos, venho me aprofundando nas conexões entre criatividade e tecnologia. Estou atualmente cursando pós-graduação em Design Gráfico e Inteligência Artificial, explorando formas de aplicar IA na criação de conteúdo, design visual e narrativa interativa.
Através de muito trabalho, muito estudo e sempre antenado com as tecnologias e trends, sigo produzindo conteúdos para youtubers, novos artistas, além de continuar estudando e me aperfeiçoando sempre.
Para maiores informações, dá um check lá no meu Linkedin e nas minhas outras redes!
Prêmios
PRÊMIO
Aberje
Regional
PRÊMIO
Aberje
Nacioanl
PRÊMIO
Marketing
Best Case

